Geografia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geografia do Piauí

Ir para baixo

Geografia do Piauí Empty Geografia do Piauí

Mensagem por Admin Qua Fev 15, 2017 9:36 pm

O estado do Piauí está localizado na região Nordeste do Brasil, sendo o terceiro maior estado dessa região, com 252.379 km² de extensão territorial, dividido em 224 municípios. Seus limites são os seguintes: Oceano Atlântico (Norte). Bahia (Sul e Sudeste), Pernambuco e Ceará (Leste), Maranhão (Oeste e Noroeste), Tocantins (Sudoeste). A capital do Piauí é Teresina.

O relevo do Piauí é predominantemente regular. Mais de 90% do Piauí situa-se em uma altitude inferior a 600 metros, sendo que destes, mais de 50% tem altitude inferior a 300 metros. No litoral do estado, na região norte, e nas margens do rio Parnaíba são encontradas planícies litorâneas e aluvionares. Os terrenos nessa região são baixos e arenosos. No leste, nas chapadas de Ibiapaba e do Araripe; e ao sul, nas chapadas da Tabatinga e Mangabeira, encontram-se as maiores altitudes do estado, próximas dos 900 metros em relação ao nível do mar.

No Piauí são encontrados alguns tipos de vegetação:

Caatinga – Típica do semi-árido, a caatinga é encontrada principalmente nas regiões sul e sudeste do estado. Na caatinga, as árvores têm pequeno porte, são encontrados muitos arbustos, alguns com espinhos, e cactos.
Cerrado – Tipo de vegetação encontrada no leste e norte do estado. As principais características do cerrado são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas.
Mata de Cocais – Os carnaubais e babaçuais, além do buriti entre outras palmeiras são encontrados na área de transição entre a caatinga e uma faixa de floresta muito devastada a oeste do Piauí.
Floresta – Estende-se ao longo do Vale do Parnaíba.
A fauna do Piauí varia de acordo com as diferenças climáticas e de vegetação, e corresponde à fauna encontrada no cerrado e na caatinga dos estados vizinhos.

O clima no Piauí é predominantemente tropical. Somente no sudeste do estado, o clima é semi-árido quente. Chove no verão e no inverno é a época das secas. Quanto mais se avança para o interior sudeste do estado, menor é a frequência de chuvas.

Todos os rios do Piauí fazem parte da bacia hidrográfica do rio Parnaíba, no limite do estado com o Maranhão. Os principais rios, além do Parnaíba são: Longá, Poti, Canindé e Gurguéia.  Os outros rios que cortam o estado são temporários, ou seja, secam no inverno.

As principais cidades do estado, além da capital Teresina, são: São Raimundo Nonato, Picos, Piripiri, Parnaíba.

Referência:

DENARDO, Antonio Sérgio. Piauí. Disponível em: http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/estados-brasileiros/piaui Acesso em 13 jan. 2011.

CONHEÇA O PIAUÍ. Disponível em: http://www.piaui.pi.gov.br/piaui.php?id=1 Acesso em 13 jan. 2011.

Arquivado em: Piauí

Admin
Admin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/02/2017

https://pcime.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos